06 maio, 2017

Jesus, o alvo concreto

Ministração Assembleia de Deus - Cong. Monte das Oliveiras
São Luís - Ma - 05.05.2017

“Quando iam de caminho, entrou ele em uma aldeia; e uma mulher chamada Marta hospedou-o. Esta tinha uma irmã chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e chegando-se, disse: Senhor, a ti não se te dá que minha irmã me tenha deixado só a servir? manda-lhe, pois, que me ajude. Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada. Lucas 10: 38-42 (Sociedade Bíblica Britânica)

O texto que segue, narra um dos encontros que o mestre Jesus teve, com as irmãs de Lázaro, Marta e Maria, conforme podemos observar nos capítulos 11 e 12 do evangelho de João. 

Essa família era muito amada por Jesus, ao ponto que até mesmo o amado mestre, chorou, após ver onde haviam sepultado Lázaro (João 11:35), antes do maravilhoso milagre de sua ressurreição por ele. A própria Marta, reconhecia o senhorio de Jesus, antes mesmo de presenciar o extraordinário milagre dele (João 11:27) “Senhor, creio que tu és o Cristo, o filho de Deus, que havia de vir ao mundo”. 

O que podemos extrair dos textos a seguir? Quero levar os irmãos em Cristo a uma reflexão sobre as duas irmãs de Lázaro, sobre o olhar que cada uma tinha a respeito de Cristo! 

Por vezes acabamos por nos deixar guiar pelas deliberações do dia-a-dia,  ao ponto delas gerenciarem as nossas vidas, queremos finalizar uma atividade, engatamos em outra e quando vemos, já estamos fazendo a quinta … sexta do dia… Roubando um precioso tempo com Jesus, e aqui, não falo especificamente do encontro com Jesus no templo, igreja, mais de um tempo muito maior que você tem com ele no seu dia a dia convencional, no seu lar, no ônibus, no trabalho, e sim, na igreja também, pois as vezes, muitos de nós, estamos com o corpo presente, mas com a cabeça em um problema muito distante ou não, que por falta de tempo (foco), consome até mesmo o tempo de comunhão com os irmãos na igreja! 

No livro dos Salmos, mas precisamente no Salmos 49: 10;12,13 – as escrituras nos ensinam algo importantíssimo para a nossa vida prática, que alguns chamam de secular:  “Todo mundo vê que até os sábios morrem, e morrem também os tolos  e os ignorantes. E todos deixam as suas riquezas para os outros. O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte; como os animais morrem, ele também morre. Reparem no que acontece com os que confiam em si mesmos; vejam o fim daqueles que estão satisfeitos com as suas riquezas. ”

A palavra nos diz que não há diferença entre o sábio e o tolo, o rico e o pobre, o famoso e o anônimo. E por vez acabamos por viver nossas vidas como se Deus não existisse, ou pelo menos com algo menos importante, ou que seja, somente para os dias de adoração no templo, NÃO PODE SER ASSIM!

Em  1  Tessalonicenses 5: 16-19, diz a palavra:  “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. 

Acordamos, fazemos nossas atividades, juntamos dinheiro, festejamos com nossos amigos, voltamos para as nossas casas, dormimos, e acordamos no outro dia e repetimos a mesma rotina, sem ao menos lembrarmos do nosso salvador, lembremos de Jesus, nos dias festivos como nos dias de luta… 

As escrituras nos advertem ainda  nos evangelhos sobre “o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, (fama, riqueza, conhecimento, prazeres, gozar de sua juventude de modo inconsequente) e fatalmente perder sua alma.  (MT  16; Mc 8; Lc 9; Jo 6)

Estamos incorrendo no erro da figura de Marta, que mesmo reconhecendo o senhorio de Jesus,  escolhe os afazeres desse mundo com prioridade? OU estamos a figura de Maria, que conforme a palavra escolheu a melhor parte?

Outro ponto quero aborda nesta noite é a respeito do próprio Senhor Jesus, em seu ministério visível  e narrado nos evangelhos e no livro de Atos, vemos ele, justamente a  procura daqueles que se encontravam doente, distante de Deus.

Marta, Maria, Lázaro, e tantos outros creram em Jesus mediante muitos prodígios e milagres.  As escrituras não narram que tipo de afazeres Marta realizava, mas dar ênfase, na sua distração, que significa, erro, engano , equívoco, ou seja, perdeu o foco!  Não podemos perder o foco de Jesus, conforme o autor de hebreus cita “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2”

Jesus esteve entre os publicanos, cobradores de impostos, pessoas que embora gozassem de boa condição financeira,  pois eram aqueles  responsáveis pela coleta de impostos para os romanos, e por esta condição eram considerados traidores dos judeus. O Senhor Jesus se assentava a mesa com eles! Ele, estava com os pecadores! O Senhor falou com os ricos e sábios e homens simples e mais, muitos voltaram para trás por acharem que o discurso que Jesus pregava era demasiadamente duro (João 6:60-66).

Não é pouco o número daqueles que ouvindo o discurso de Jesus, se colocam para trás, não reconhecendo o seu senhorio, no entanto, muitos do que aqui estão aqui, nessa noite, são aqueles que seguem a  Jesus, e tiveram suas vidas transformadas!

Nesse sentido, o discurso de Jesus a respeito de Maria “[Ela] escolheu a boa parte, que não lhe será tirada”. Não é apenas palavra para massagear o ego daquela que a ouvia, e muito menos para humilhar a Marta, mas apenas uma constatação do tipo de tesouro que o homem deve guardar (Mateus 6: 19 em diante)

Senhor Jesus, vem fazendo um chamado, para aqueles que creem em seu nome e no poder transformador de suas mãos, e que sabem que este mundo, não se resume a afazeres, ao que é palpável e concreto.. Quando o mestre Jesus  disse que devemos guardar um tesouro nos céus, aonde a traça e a ferrugem não tem o poder de consumi-los, ele estava falando justamente do escolher a melhor parte…. Conforme o Salmo 49 - O ser humano por mais importante que seja, ele não escapa a morte. E o Senhor Jesus é a melhor parte desse lado da eternidade, 

Que possa sair daqui hoje, conhecedores que a boa parte que Maria escolheu, foi ouvir as palavras de vida eterna que saíram das bocas de Jesus, e como o amado mestre falou a Tomé “Bem-aventurados os que não viram e creram!” Creia em Jesus, o Filho de Deus  ” 

Que Deus em  Jesus Cristo nos conduza por  seus caminhos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails