12 junho, 2013

"TEMPORALIDADE DO ÓDIO".


Desde que o mundo é mundo algumas pessoas tentam impor seus credos, seus pensamentos, seu modo particular de viver a vida, a qualquer custo e a qualquer preço a pessoas que nada tem a ver com as suas crenças particulares e o seu modo de vida. Quão bom seria se as pessoas respeitassem o espaço dos outros, as decisões particulares de cada individuo, seus relacionamentos, seus amores... Mas infelizmente alguns esquecem que todos somos igualmente participantes da mesma queda. 

Em minha teologia humana, inclusiva, e de certo modo tolerante, pois tolerância nunca existe em seu sentido completo, pois todos nós possuímos certa intolerância a intolerância com que alguns tratam a outros. Busco igualar as pessoas, não importando as inúmeras diferenças que compõe a complexidade do ser humano, pois conforme falei acima, todos somos igualmente participantes da mesma queda e somos achados pela mesma graça!

Não poucas vezes entrei em certos debates, que em seu fim último mostraram-se ineficazes e que de fato não levou a lugar nenhum. Nos últimos dois anos, o meu número de amigos foi reduzido drasticamente, única e exclusivamente pelas coisas que externalizei.

A grande verdade é que todo mundo sabe, que o discurso que produz ódio ao invés de amor, que desune e separa os seres humanos em classes antagônicas, negros x brancos, homens x mulheres, gays x heteros, ateus x religiosos deve ser combatido, deve ser rechaçado da mentalidade de nossas crianças. Ao invés de reproduzirmos os nossos preconceitos, a nossa intolerância, a nossa intransigência as gerações futuras, deveríamos ensiná-las a amar as diferenças, a respeitar o estranho aos nossos olhos, e a compartilhar da mesma graça que é pertencer à espécie humana, que não se define na singularidade da sexualidade, do tom da pele, ou das crenças religiosas, mas mostra na diversidade a sua maior herança para o universo.

Reflexão e Vida,
Fernando Saraiva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails