27 maio, 2013


“PARA QUE SERVE OS CONCEITOS”



Algumas vezes julgamos um livro por sua capa, e nos surpreendemos com o resultado da leitura, quer positiva quer negativamente. No entanto tal resultado deve-se a postura superficial com a qual julgamos as coisas, os fatos as pessoas.

Geramos mesmo que inconscientemente certos valores sobre as pessoas, isso pode se processar devido a questões raciais, sexuais, religiosas e afins. Não vou negar que estamos sujeitos a ela, mas que não devemos nos deixar influenciar por elas, e cairmos no erro de pré julgar a outros por meio de nossos pré conceitos distorcidos que criamos e alimentamos com a nossa superficialidade.

Temos a “mania” de absolutizar determinados conceitos tais como: “Todo roqueiro é drogado. Todo gay é promiscuo. Todo negro é bandido. Todo pastor é ladrão. Todo ateu é intolerante.”, sem nos darmos conta que “Todo idiota pensa assim!” ao deixar-se guiar pelo superficial, pelo estereótipo que não representa a totalidade da realidade dos fatos e nem das pessoas.  

Quem já assistiu ao filme Os Goonies”, deve-se lembrar do personagem Lotney  Fratelli, mas conhecido como 'Sloth', um individuo com aspecto tenebroso, mas com um coração cheio de afeto, carinho e bondade. Não poucas vezes julgamos as pessoas dessa forma, o externo ao invés do interno, e nem nos damos conta dos sentimentos, do caráter e do valor que esta pessoa tem.

Às vezes ainda me surpreendo com o discurso de ódio que acabo ouvindo todos os dias, um ódio gratuito, disseminando e dissimulado em um discurso de amor e liberdade que muitos desconhecem os significados.

Particularmente acredito que não existam, raças, vocações sexuais, opções religiosas, que sejam maiores que o sentido e privilegio de dividirmos a mesma a mesma natureza, à humanidade, independente de que época ou região geográfica nascemos, sempre seremos os mesmos!

Reflexão e Vida! 
Fernando Saraiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails