20 setembro, 2012

“O MONOPÓLIO DE DEUS?”

Apropriando-me da celebre frase de Martinho Lutero "Muitos estão perdidos porque não podem usar pronomes possessivos a respeito de Jesus." Um dos grandes equívocos do cristianismo histórico, é ACHAR que são cristãos por freqüentar igrejas cristã!

Cristo não é um monopólio do cristianismo e muito menos a Bíblia é a única forma de sua expressão. Acreditam alguns que  uma pessoa torna-se cristã ao passar a frequentar uma igreja templo, isso é uma das grandes fraudes do cristianismo político e legalista. O que nasce desse pensamento é uma espécie de clone, de um cyborg, de um protótipo religioso fadado ao fracasso, só que  revestido de toda uma pseudo-autoridade "espiritual" para julgar todos aqueles que se mostram contrários a esta doutrina e intitulada verdade.

Aquilo que dizem os homens que Cristo condena será de fato condenado por Cristo? O mesmo pensamento religioso que criou um  ambiente hostil e inóspito a um dialogo decente e harmônico é incapaz de reverter à crise social que vivemos hoje. Crise esta acentuada pela intolerância, e por uma crença em uma falsa  "religião", que defende-se atacando as demais. 

Chamo-a de falsa crença, não me referindo a nenhuma religião especifica, mas sim, ao sentimento que órbita a todas elas, que se alto intitulam portadoras exclusivas da verdade e vontades eternas. Uma verdade transcrita em um livro "qualquer" e seguida em partes que melhor se adequam a determinadas situações e rejeitadas em outras. Ou ele "os livros sagrados " o são em sua totalidade ou não o são, particularmente tenho já formada a minha opinião sobre eles!

O grande erro das religiões é que estas se apropriam das “verdades de Deus” como se fossem um grande monopólio privativo e exclusivista de alguns poucos. A menção a  expressão “Deus”, não é um privilegio exclusivo, não é uma propriedade particular, ou muito menos uma forma de se angariar vultuosas somas financeiras como se vê hoje em dia, mas sim um patrimônio de toda a humanidade, desde daquele que o invoca em uma mesquita, igreja, basílica ou em uma plantação de batatas pois assim como João Calvino, também creio que "Toda verdade é verdade de Deus onde quer que apareça". 

 Paz e Vida,

Fernando Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails