30 julho, 2012


O PODER DA ONISCIÊNCIA DIVINA


“Se Deus é tão poderoso por que ele não acaba com o nosso sofrimento?” Há quem diga que os meus questionamentos não levarão a lugar nenhum, que estou parecendo um ateu, e recentemente queriam até me exorcizar via facebook. Há ainda aqueles que só falam em “mistérios insondáveis ” de Deus, e que devo aceitar sem questionar  as “verdades” impostas pela religião.

Por que Deus quer, não é resposta para ninguém! Principalmente para aqueles que definham de fome, de sede, que são atacados e consumidos por úlceras, por cânceres, e uma infinidade de outras enfermidades.

Certa vez em um debate com um amigo cristão, ele disse categoricamente “Sou adepto da idéia de que o abandono da ética cristã pode arruinar uma nação. Leia Max Weber. É um simples mecanismo de causa e efeito”.  Bem, pensei eu, é muito fácil falar assim quando a tragédia não bate a sua porta.

“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, assim está escrito em alguns versos na Bíblia, aí questiono, bem qual seria a sua coragem ao dizer esta “máxima bíblica” para uma mãe que acabara de perder seu filho para as drogas? Ou  para uma mocinha que acabara de ser estuprada? Bem, você realmente teria coragem de dizer que Deus sendo tão bom, permitiu que ocorressem essas tragédias, somente para dizer que “Todas as coisas cooperam para o bem  daqueles que amam a Ele.”?

Há quem seja favorável a Teologia dos Amigos de Jó, uma teologia de causa e efeito como dissera meu amigo, mas que não passara no crivo de Deus. Em um velho fatalismo cíclico e cínico ostentam a imagem fidedigna de Jó, que suportara tudo por causa de seu amor a Deus, ou seria por aquilo que Deus o podia oferecer? Não sei, abro um parêntese questionador!

Será que os filhos de Jó que foram tragicamente mortos em um jogo de azar e de força entre Satanás e Deus, eram culpados de tal guerra particular e por isso teriam que pagar o ônus desse embate com suas vidas? Se Deus em sua onisciência já de antemão presumira, previra, arquitetara,  que Jó passaria em seu teste com êxito e maestria, então porque  permitiu o assassinato de seus filhos, infringindo-o ainda mais esse sofrimento???

“Quando um maníaco estupra e mata seis adolescentes, o homicídio não foi só previsto, mas arquitetado pelo Divino. E como poder absoluto não pode admitir detalhes fora do seu governo, às sórdidas minúcias do crime, bem como a macabra execução, teriam que ser não só antecipados, como minimamente determinados por Deus. Criminosos, genocidas, torturadores não passariam de executores finais de uma vontade escondida.”   Assim se expressa Ricardo Gondim em seu texto Onipotência”.

Bem deixo meu último parêntese questionador: “Se Deus é tão poderoso por que ele não acaba com o nosso sofrimento?” 
 
Reflexão e Paz,
Fernando Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails