27 maio, 2012


“O OUTRO LADO DO AMOR”


Quando alguns trechos da bíblia se tornam imagens fortes e realistas...ai a dor aperta, o coração sangra, a incompreensão me abala, e o questionamento aumenta. Qual o porquê disso tudo?

Por esses dias...entrei em parafusos!...Em minhas confissões diárias, em meus perdões matinais, a minha incompatibilidade com certos preâmbulos dos dogmas do cristianismo dos quais por muitos anos não atinava, hoje se tornaram mais evidentes, cruéis e irreconciliáveis entre si.

Como posso dizer que tudo está no perfeito controle das mãos de Deus, e me deparar com a desolação da África e o seu holocausto  social, e olhar no fundo dos olhos de uma criança faminta e moribunda, e dizer que Deus optou em não estender suas mãos misericordiosas e a salva-la desse sofrimento? Como posso dizer para uma mãe que perdeu seu filho assassinado em uma chacina, e falar pausadamente “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” ? 

Fui doutrinado na igreja a aceitar certos “Decretos de Deus” sem questionar, sem pensar sobre eles, a resposta que invariavelmente ouvia era “é, porque é e pronto”. Talvez e só talvez quem me dissera essas respostas poderia por alguns momentos pôr-se no lugar do próximo, daquele que morre de fome crônica porque não fazia parte dos planos de deus, daquele que por pertencer a uma “casta inferior”, torna-se intocável e amaldiçoado. Daqueles que são vitimas de crimes hediondos praticados por “fanáticos fieis” de um deus masoquista e sanguinário. Como posso olhar tudo isso e dizer, que é da vontade de Deus que seja assim? Vivo sempre a refletir sobre isso e não encontro uma resposta plausível e coerente para estes desígnios de Deus!

Ruidosamente ouço comentários sobre minha fé...Sobre aonde quero chegar com estas minhas indagações, com a minha teologia nada convencional, com os mistérios insondáveis de Deus, que invariavelmente tento de certa forma, forçosamente desvenda-los. Questiono-me e questiono, será que o meu “pecado” é querer entender, e fazer-me entendido??? Será???

O humanismo que me cerca, e que está intrinsicamente diluído em meus textos ajuda-me a prosseguir em direção ao desconhecido,  e nessa incompreensão todos os dias acordo com a certeza  que se não salvarmos a humanidade, não haverá um Deus para ser louvado!!!

Paz e Vida.


Fernando Saraiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails