26 dezembro, 2011

“A IGREJA QUE NÃO É IGREJA”

Ao pesquisar o conceito de igreja cheguei à conclusão, ela não é o que pensa ser! Ela é uma impostora de si mesma, uma falsificação barata e distorcida do que de fato deveria ser, mas que infelizmente em seus séculos de existência se esquecera.  

Ergueram-se muros, e as pessoas foram postas de lado. Ergueram-se liturgias, e as pessoas foram postas de lado. Ergueram-se lideres, e as pessoas foram postas de lado. Ao destrinchar o Novo Testamento,  vejo a imagem sempre presente de Jesus, cercada de inúmeras pessoas, pessoas das mais diferentes classes, ricos, doutores, letradas, mas também pessoas comuns, mendigos, prostitutas, lunáticos, leprosos e toda a sorte de gente.  

Pergunto-me, de que forma tratamos os diferentes em nossas igrejas? Aqueles cujas as vidas não se enquadram nos folhetos que entregamos em nosso “evangelismo corrosivo” durante o fim de semana, em geral. Como reagimos  quando um drogado, ou um bêbado “invade” aos berros os nossos “templos” confortáveis? Uns fingem que não o vêem, outros se sentem incomodados com a presença indesejável daquela pessoa. Outros ficam perplexos e sem se mover de seu assento. Não me isento de tais posturas, mas as lamento de tê-las cometidas.

Oh igreja... Sim aquela que Cristo fundou aquela cujo alicerce não consiste de homens, mas sim da mais sublime e concreta afirmação de todos os tempos “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mt 16:16. Aonde foi parar o teu amor ao próximo? Aonde foi para o teu afeto? Em que lugar se apagou a tua luz?
Questiono-me imensamente, quando nós/igreja do Senhor falamos em aceitar a todos quanto vierem estamos realmente falando sério? Sou homossexual você me aceita? Sou um criminoso você me aceita? Sou um drogado você me aceita? Sou um mendigo você  me aceita? Sou uma prostituta você me aceita? Se não? Então não peça ao teu Deus que eu vá ao teu encontro se não estar preparado para me receber! Se sim, então saia de teus muros cure as minhas feridas e me apresente o teu Deus!
Não deixa Jesus morrer em teu discurso. Um gesto vale mais que mil palavras... Não restrinja a tua fé, a apenas aos limites da tua igreja. Refletir e agir também são atos de fé!
Eu estou lá fora preciso de tua ajuda!
Paz e Vida!

Fernando Saraiva

2 comentários:

  1. Eita, Fernando...! Teus sentidos só percebem maldade na Noiva de Jesus. Vc só faz referência à vileza da igreja! Mas o Noivo sabe de todas as coisas. Vc é igreja? Então vc é membro desta, na kual destilas, com a melhor das intenções, esses sekuenciais discursos. Vc não evangeliza os incrédulos, vc ker evangelizar os crentes..a igreja, pra ti, tá mais perdida ke o 'mundão'. Eu vou te chamar de Saulo agora. rs

    Ass: Ktn

    ResponderExcluir
  2. Olá Catiane,

    Fico feliz por ter visitando o blog, ainda espero te vê como uma peça deste ambiente, desta forma vc pode tentar diminuir os meus “discursos contra a Noiva de Jesus”. Sim considero-me parte desta igreja, mas um pouco dissociado da visão romântica de seus muros.

    Talvez vc esteja certa quanto ao alvo das mensagens...Mas tbeim esta é uma das funções da igreja, que infelizmente vêem sendo deixadas para trás. Não considero a igreja um caso perdido, mas creio que é chegado o momento dela refletir um pouco sobre os seus caminhos.(Eu refleti sobre o meu e tomei a decisão, já esperado pelo soberano).

    Recentes pesquisas apresentam um cenário animador ao Brasil, que segundo estas será uma população na sua maioria protestante/evangélica, (2020) mas fico a me perguntar... Qual será o perfil desse “novo crente”??? Visto o cenário nada animador quanto a “são doutrina” resgatada por Lutero, Calvino e entre outros reformadores e esquecidas pelos nossos lideres atuais.

    Peço que continue a visitar o blog e sempre contribuir com seus comentários. E que brevemente aceite o meu convite.

    A paz esteja contigo!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails